Somos uma entidade filantrópica, fundada em 1988 pela Dra. Barbara Fischinger, que educa, reabilita e habilita aproximadamente 250 bebês, crianças e adolescentes com deficiências múltiplas.

A Kinder Centro de Integração da Criança Especial é uma Organização da Sociedade Civil, de caráter Assistencial, atuante na região Metropolitana de Porto Alegre, que, desde 1988, presta serviços de Educação Especial e Reabilitação para bebês, crianças e jovens deficientes múltiplos, com severidade moderada e grave, em situação de vulnerabilidade social, oportunizando o acesso e inclusão social. Com infraestrutura adequada e equipe qualificada a instituição atende atualmente, cerca de 250 crianças e jovens, com idade entre 0 e 24 anos.

Missão

Oferecer educação especial, saúde, e assistência social para

Pessoas com deficiências múltiplas, de forma integrada.

Visão

Ser referência em suas áreas de atuação, pela

Qualidade e pela eficácia de forma transparente.

Valores

  • Ética, honestidade e respeito em todas as relações
  • Colaboração com as instituições do terceiro setor
  • Promoção do desenvolvimento técnico e científico de seus colaboradores
  • Atuação em prol das políticas de integração social

Nossa História

O direito a educação de todas as crianças com necessidades especiais, a celebração da diferença, o apoio à aprendizagem, a resposta às necessidades individuais, a solidariedade decorrente do processo de escolarização que considere o sujeito nas suas diferenças são elementos fundantes da proposta da Kinder Centro de Integração da Criança Especial.

Se isso não bastasse, a realidade mostra que os atendimentos em saúde mental para crianças e adolescentes são escassos, ficando muitas vezes, reduzidos a tratamentos medicamentosos e as famílias passam por verdadeiras peregrinações em busca de ajuda. A interdisciplinariedade permite refletir sobre as estratégias, vislumbrando caminhos e perspectivas a estas crianças e jovens, através da aprendizagem, reabilitação e habilitação. Assim, justifica-se a necessidade de preservar o protagonismo infanto-juvenil, Pcd’s, na construção de sua história de vida para que as diferenças produzam singularidades, ao invés de categorias classificatórias homogeinizadoras

Conheça nossa fundadora

Conheça a Dra. Bárbara

O tempo demarca o entrelaçamento entre histórias de vida e histórias institucionais. Cada história, marcada por inúmeras trajetórias, permite a cada protagonista a expressão de fatos significativos de cada período ou jornada. Assim acontece com a Bárbara Sybille Fischinger, fundadora da instituição hoje denominada Kinder Centro de Integração da Criança Especial e localizada na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

O início da trajetória deu-se na Alemanha, nos idos dos anos 60 quando Dra. Barbara estava prestes a concluir o curso de Fisioterapia para se dedicar ao trabalho junto a crianças com deficiências. Na distante Alemanha, assim como em outros países do mundo, somente a prática médica – psicológica fundamentava o atendimento às crianças com severos comprometimentos (deficiências) no desenvolvimento. Observava-se uma segregação em espaços para atendimentos de pessoas com afecções neurológicas e acreditava-se que esses indivíduos não poderiam evoluir significativamente tornando as instituições locais “depósitos”, pois, não existia ainda um tratamento especializado.

O grande desafio de superar uma limitação no uso de sua própria mão, decorrente de um acidente doméstico, foi um dos propulsores de que seria possível a superação dos obstáculos que se apresentavam na vida diária. Com os estudos realizados no Curso de Fisioterapia e a constante busca de conhecimentos na área, aliada a prática em Centros de Reabilitação e escolas, Dra. Barbara, efetivamente, inicia sua caminhada na luta pelas pessoas com deficiências.

Migrando para o Brasil em 1966, iniciou suas atividades em Gramado, Rio Grande do Sul, junto ao médico alemão, Dr. Nelz. No mesmo período, sobreveio uma epidemia de poliomielite que acometeu inúmeras crianças tendo como consequência uma população com diferentes níveis de lesões cerebrais e sequelas motoras. Somou-se a isto, a inexistência de infra-estrutura adequada de atendimento, bem como de produção de órteses e próteses. O desafio estava ali presente e deveria ser enfrentado. Métodos e técnicas considerados inovadores e modernos para época, foram estudados e aplicados na busca da manutenção da vida e de um atendimento de qualidade. Assim, foram sendo traçados os princípios que influenciariam os atendimentos nas diversas esferas onde Dra. Barbara exercia suas funções.


No decurso da história surge em 1980, a Kinder Phisioglobal – Sociedade Assistencial de Reabilitação que veio concretizar o sonho da fisioterapeuta alemã em manter um local que proporcionasse as condições necessárias ao desenvolvimento das potencialidades e habilidades das crianças e adolescentes com deficiências múltiplas.  


Separadamente da Clínica de Reabilitação Kinder Phisioglobal, Dra. Bárbara, funda, em 1991, a Associação Porto-Alegrense de Reabilitação e a Escola de 1º Grau Incompleto Anita Kelen, a qual em 1996 unificou-se com a Clínica de Reabilitação, fundando, por fim em 1998, a Kinder Centro de Integração da Criança Especial, um centro referencial em escolarizar, reabilitar e habilitar pessoas com deficiência múltipla. Uma História construída com muito amor, desafios e também sacrifícios,… Mas, na certeza que o sonho esta mais vivo do que nunca. A Dra. Bárbara está a quase cinquenta (50) anos no Brasil, sempre servindo. Sua obra a faz um dos maiores ícones da reabilitação e educação do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, nesta área. A sua história de bem servir aos seres humanos, que no passado integravam em sua maioria o universo dos excluídos, nos leva a afirmar que contraímos com a Dra. Barbara uma dívida de gratidão infinita. Além de grande profissional é uma figura que com seus olhos azuis e sorriso permanente é um símbolo marcante que irradia bondade. Deixou sua pátria na Alemanha, para ser um “coração sem fronteiras” e além Mar. “A KINDER é a Dra. Barbara e vice versa, constituindo, ambos, uma união “siamesa” inseparável”.

 

Prêmios  

  • Medalha Negrinho do Pastoreio: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 2016.

  • Ordem do Mérito do Ministério Público do RS, Grau Comendado, à Barbara Sybille Fischinger

  • Premio Betinho, Atitude Cidadã, 2009.

  • Comenda de Grande Mérito, concedida pelo Governo da República Federal da Alemanha, através de seu Presidente, Roman Herzog, em reconhecimento pelos serviços prestados na área de Assistência Social no exterior. Berlin, 17 de novembro de 1995.

  • Título de Gaúcha Honorária, concedido pela Fundação Maurício Sirotsky e Rede Brasil Sul de Telecomunicações (RBS). Porto Alegre, outubro de 1991.

  • Título de Irmã Benemérita, pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, RS. 1991.

 

Publicações

  • FISCHINGER, BÁRBARA SYBYLLE. Escoliose. Panamed, São Paulo.
  • FISCHINGER, BÁRBARA SYBYLLE. Paralisia Cerebral. Panamed, São Paulo.
  • LASSUS, ELISABETH & FISCHINGER, BÁRBARA SYBYLLE. Psicomotricidade. Panamed, São Paulo.
  • FISCHINGER, BÁRBARA SYBYLLE. Krankengymnastik Fisioterapie, Therapie durch Rhytmus. Krankengymnastic: August, 1987. pg 572-74.
  • FISCHINGER, BÁRBARA SYBYLLE. Ganzheitliche Behandling mehrfachbehinderter Kinder. Krankengymnastic: September, 1987. pg 679-692.

Conheça o método utilizado

Drª. Barbara Fischinger desenvolveu um método singular de trabalho baseado na integração de práticas tradicionais. A prática de sala de aula face às características do aluno que apresenta deficiência múltipla requer um olhar interdisciplinar que remete a uma ação conjunta entre a área da pedagogia e as interfaces com a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neurologia, psiquiatria e assistência social. Essa articulação, fundamentada no

respeito à singularidade de cada individuo, independente de sua condição físico-intelectual, entre as diferentes áreas de atendimento, promove a progressão das aprendizagens, o desenvolvimento físico, moral e social, permeado por valores éticos, amorosidade e compromisso com a transformação social. Para tanto, utiliza-se de recursos e técnicas didático-pedagógicas, da tecnologia assistiva e das tecnologias sociais no processo de desenvolvimento humano e na superação de limitações.

Reconhecimento pelas organizações

  • 2016

    Medalha Negrinho do Pastoreio, concedida pelo Estado do RS, à Barbara Sybille Fischinger

  • 2014

    Conquista do Selo de Acessibilidade . Ordem do Mérito do Ministério Público do RS, Grau Comendador, à Barbara Sybille Fischinger

  • 2013

    Premio Estadual de Direitos Humanos 2013, pela Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência • CASE “Mobiliando Vidas” Vencedor no Prêmio Parceiros Voluntários, apresentado pela SLC Agricola

  • 2012

    Homenageada no Prêmio Destaques JC ano 2011 • Criança Esperança – UNESCO

  • 2011

    FIES – Fundo Itaú Excelência Social • Prêmio TOP CIDADANIA, concedido pela ABRH – RS • Medalha e Certificação de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa • Solimar Amaro ganhador do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã

  • 2010

    Premio Lideres e Vencedores 2010, concedido pela Assembléia Legislativa e Federasul • Placa de homenagem, Prêmio Equilibrista, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças

  • 2009

    Certificação de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa • Dr. Barbara ganhadora do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã

  • 2008

    MEDALHA DE PORTO ALEGRE pela Câmara Municipal de Porto Alegre • OFICIALIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL BARBARA SYBILLE FISCHINGER, no Conselho Estadual de Educação

  • 2007

    PRÊMIO CARA DO SUL – EMPRESAS E PROFISSIONAIS DO ANO pela revista Cara do Sul • PLACA DE HOMENAGEM pelo IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças • PLACA DE INSTITUIÇÃO SOCIAL DESTAQUE pela Assembléia Legislativa

  • 2006

    GLOBO DE OURO 2006 pela revista Brasil Fashion

  • 2002

    ENTIDADE DESTAQUE pela Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre • PRÊMIO PARCEIROS VOLUNTÁRIOS – Categoria Organizações da Sociedade Civil

  • 2001

    TROFÉU SOLIDARIEDADE pela Câmara Municipal de Porto Alegre

  • 1999

    MEDALHA DE PORTO ALEGRE pela Câmara Municipal de Porto Alegre

  • 1998

    A Kinder foi apontada com distinção, em levantamento realizado com o apoio da Associação Médica Brasileira sobre os melhores trabalhos realizados no Brasil na área social, publicado no livro CUIDADOS PELA VIDA.

Nosso Conselho

  • Pedro Valmor Kerber

    Presidente

  • Selomar Santana de Barros

    1º Vice-Presidente

  • Bettina Vierneisel

    2º Vice-Presidente

  • Clódis Xavier da Silva

    Comitê Gestor

  • Derci Alcantara

    Comite Gestor

  • Humberto Luiz Ruga

    Comite Gestor

  • Maria Isabel Jaekel da Silva

    Comitê Gestor

JUNTE-SE A NÓS E COMPARTILHE DA MELHOR SENSAÇÃO DO MUNDO

Juntos, podemos muito mais! A Kinder aceita todo o tipo de ajuda: das pontuais às mensais; de pessoas e empresas; de quem quer doar dinheiro ou seu tempo.

Entre em contato com a Kinder!

O e-mail foi enviado com sucesso!

Ocorreu um erro no envio.